–    Cupom de desconto

A primeira opção de muita gente é criar um cupom de desconto. Ele tem diversas vantagens, e uma delas é que a percepção de desconto real fica clara para os clientes, já que somente aqueles que receberem o cupom vão ter acesso ao preço menor. Outra vantagem é a possibilidade de medir quanto exatamente essa ação trouxe de faturamento, já que na Wabiz você tem um relatório que exibe todos os pedidos recebidos usando algum cupom. Essa forma de promoção também pode ser versátil, pois um cupom pode ser limitado somente aos novos clientes, somente a uma compra por cliente (mesmo que o cliente não seja novo), ou ilimitado (qualquer cliente pode usar). Além disso, é a estratégia que mais permite segmentação – algo extremamente importante para otimizar os resultados – já que é possível enviá-lo somente para aniversariantes, clientes que menos realizaram pedidos, clientes mais fiéis e etc.

2 – Programa de fidelidade
Uma das maiores cartadas dos donos de restaurante para trazer resultados a médio e longo prazo é o programa de fidelidade. Mas não estamos falando dos antigos selos nas caixas de pizza ou adesivos colados em cartões de papel, que só frustram o cliente que perde facilmente esse material. Em tempos digitais, o programa de fidelidade também precisa ser, e o empreendedor não pode ter pressa para colher seus resultados, já que a principal função dele é fazer com o que cliente peça no seu estabelecimento, e não no corrente (e assim ganhe um bônus ao final de várias compras).

3 – Desconto sobre alguns itens específicos
Diminuir o preço de apenas alguns itens do cardápio é uma ramificação da dica anterior. Essa estratégia de promoção é ideal para ser aplicada em produtos que você precisa dar vazão rapidamente, estimular a compra de itens novos do cardápio, ou mesmo para fomentar a venda daqueles pratos em que se tem uma margem de lucro maior.

4 – Promoções de acordo com o dia
Um dos fatores que pode impedir restaurantes de realizar uma promoção é o medo de ocupar os horários de maior movimento com pedidos de valor menor. Para esses casos uma solução é disponibilizar o desconto somente nos dias da semana de baixo movimento, como segunda, terça e quinta-feira, por exemplo. Mas aqui vale ficar atento para o desconto não ter outros impeditivos além do dia, caso contrário a promoção pode começar a ficar complicada e já sabemos como isso termina, não é? Essa é uma estratégia excelente para utilizar toda a capacidade de produção do restaurante e evitar o tempo ocioso da sua estrutura e equipe.

5 – Combos promocionais
Um clássico entre as mais variadas culinárias, esse tipo de promoção se adéqua bem a todos, pizzarias, restaurantes japoneses, hamburguerias e muito mais. Aqui é regra é clara: dois ou mais produtos por um valor fixo. A grande vantagem desse formato é que aumenta o ticket médio, e o pulo do gato fica com a venda separada das bebidas: como a maioria dos pedidos inclui comida + bebida, deixe-as de fora dos combos e torne-as um ponto de alta lucratividade ao serem compradas de forma separada.

6– Compre um produto X e ganhe um produto Y
Esse modelo de promoção pode ser extremamente vantajoso para o restaurante, visto que o brinde pode ser um item de baixo custo de produção, mas com muito valor agregado ao cliente, como uma sobremesa, por exemplo. Além disso, esta é mais uma das oportunidades de oferecer para o cliente algo que você precisa dar vasão e, desta forma, unir o útil ao agradável.

7– Taxa de entrega grátis
Mas nem só de descontos nos produtos podem ser feitas promoções. Quem faz delivery e não tem margem suficiente para baixar preços pode também trabalhar com ofertas na taxa de entrega. Uma das opções é oferecer essa vantagem somente em um canal de atendimento (como o aplicativo, por exemplo) para estimular as compras por ele, ou ainda somente para alguns bairros – que é uma ótima ideia para fomentar as vendas em regiões que você tem pouco alcance ainda.

Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica que vai te dizer qual promoção vai ser mais lucrativa para o seu negócio. Testar as várias opções e observar qual traz mais retorno faz parte das estratégias de vendas de todos os tipos de empresa. Para fazer esses testes sem passar uma imagem de bagunça para seus clientes, nossa sugestão é lançar uma promoção de cada vez desde o início informando que é válida por tempo limitado (“somente durante o inverno”, “exclusivo para o mês de junho”, por exemplo).

Por fim, deixamos uma dica extra: não adianta fazer uma mega oferta e não informar seus clientes que ela existe. Então nossa recomendação é: faça uma publicidade consistente sobre ela!