É através da marca que o cliente identifica um produto ou serviço. Esta é a primeira forma de identificação. Através dela o cliente desenvolve uma relação afetiva, preferencialmente positiva, como o que está consumindo. Independentemente do tamanho do negócio, é a marca que permite ao consumidor distinguir entre o seu e os demais negócios existentes no mercado. Neste texto iremos explicar a importância de registrar sua marca junto ao INPI.

A consolidação da marca

Uma marca é consolidada através do ciclo produto/serviço à marca à produto/serviço. Ou seja, quando consolidada, um produto/serviço identifica a marca, da mesma forma que a marca identifica um produto/serviço. Quanto mais forte for a relação entre a marca e um produto ou serviço, mais consolidada estará esta marca no mercado.

Por que registrar sua marca?

Evitar a competição desleal

Registrar sua marca é uma forma de se prevenir da competição desleal. Imagine que, do ponto de vista legal, uma marca é de quem primeiro registra. Ao consolidar uma marca, se a mesma não estiver registrada, qualquer pessoa poderá se aproveitar de seu esforço em consolidar a marca para oferecer o mesmo serviço com o mesmo nome. Ou até pior, o aproveitador pode solicitar o registro da marca que você consolidou.

Agregar valor à sua empresa

Ao registrar uma marca (ou o nome fantasia da empresa), essa passa a ser considerada (uma vez deferido o pedido de registro), ativo intangível da empresa, ou seja, a marca passará a ser patrimônio da empresa e, portanto, poderá ser comercializada. Isso significa que além da própria estrutura física da empresa, o nome passa a ter valor.

Isso é particularmente interessante se o seu objetivo é construir um negócio, elevá-lo até um patamar e depois vendê-lo. Empresas com marca registrada possuem maior valor de mercado.

Marcas podem ser vendidas, licenciadas ou comercializadas

Se você teve sucesso em consolidar sua marca no mercado saiba que a simples referência ao seu nome pode agregar valor a produtos ou negócios. É cada vez mais comum que empresas licenciem suas marcas tanto para produtos quanto em sistemas de franquias.

As marcas também são entidades completamente independentes da pessoa jurídica, podendo assim ser comercializadas. Imagine o cenário onde você possui uma hamburgueria delivery e aceita pedidos através de seu aplicativo personalizado. Você consolidou sua marca e possui uma base considerável de clientes. A venda de sua marca para outra empresa acontece de forma quase despercebida para seus clientes o que aumenta em muito o valor da marca.

Problemas ao não registrar sua marca

  • Você não possui o controle sobre a utilização de sua marca
  • Não está protegido quanto à concorrência desleal
  • Não possui amparo legal

Conclusão

Registrar a sua marca é um passo muito mais importante do que a maioria das pessoas acreditam. Através do registro você possui amparo legal ante a concorrência desleal e eleva o valor de sua empresa. Pense nisso!

O registro de marcas e patentes no Brasil é atribuição do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.