Toda boa gestão empresarial, inclusive em restaurantes, tem por trás um profissional atento e determinado. E quem é essa pessoa? É aquela que faz questão de ter conhecimento sobre cada área do negócio e consegue ter uma visão ampla de toda a estrutura. O gestor deve ter clareza de problemas e soluções, para poder até mesmo antecipá-los.

Estudos revelam que há proprietários de restaurantes que “fazem com que os chefs passem um tempo trabalhando como garçons. Dessa forma, a equipe da cozinha interage com os clientes e vê como é a realidade da linha de frente.” O próprio gestor pode fazer o mesmo. Não só saber como funciona, mas também vivenciar as atividades de uma empresa é muito importante para gerir equipes com propriedade.

Além de identificar problemas e criar soluções, a gestão empresarial envolve muita organização.

ORGANIZAR É PRECISO!

Saber e incorporar o papel de gestor na empresa não será suficiente para uma boa gestão empresarial se tudo estiver desorganizado.

E para manter a ordem é importante ter foco. Melhor do que planejar o que fazer, é agir e resolver as tarefas, evitando o acúmulo e a bagunça.

“Decida o que você realizará esta semana, não este ano. Descubra qual é a próxima coisa mais importante a fazer e faça-a. Tome decisões logo antes de implantar algo, não com muita antecedência”, indicam Fried e Hansson.

E mais: no caso do ramo de restaurantes, além de gerenciar o atendimento no salão, por exemplo, é preciso dar uma atenção especial ao sistema Delivery, se houver. Isso porque pesquisas indicam que essa modalidade cresce cada vez mais no país, principalmente por conta dos consumidores online.

Saber quem é esse cliente e atendê-lo bem é fundamental para a reputação da empresa.