Você sabia que as datas comemorativas são perfeitas aliadas para aumentar as vendas do seu restaurante?

Como dono do seu próprio restaurante, você já deve ter percebido que há períodos do ano em que as vendas estão lá em cima e outras em que elas despencam. Mas isso não significa que você deve se desesperar ou sujeitar-se à própria sorte. Com planejamento, você irá transformar a sazonalidade em oportunidade!

Ao criar campanhas sazonais, você evita sofrer com mercadorias paradas e consegue um melhor giro no estoque. Pensando em ajudar todos nossos parceiros, hoje, a WAbiz Negócios Inteligentes trouxe indicações essenciais para você, dono de restaurante, se atentar e planejar suas campanhas sazonais:

1. Atente-se às datas do nicho: além das comemorações mais abrangentes como dia das mães, dia dos pais, etc, atente-se também às datas específicas do seu nicho, como por exemplo, dia internacional do hamburguer, dia da grávida, afinal, qual grávida não sente vontades incontroláveis? São oportunidades de render boas campanhas e impulsionar as vendas.

2. Antecipar-se é crucial: quanto antes você se programar com as datas, melhor. Ter um planejamento antecipado te ajudará na organização e na efetividade das vendas.

3. Adote embalagens comemorativas: as campanhas sazonais devem ser vistas nos mínimos detalhes, e isso envolve as embalagens. Seja para levar a comida do restaurante, seja no serviço de delivery, invista em uma embalagem temática de qualidade para chamar atenção do consumidor para que o mesmo faça conteúdos gratuito em suas redes sociais, sendo uma ótima propaganda do seu negócio.

Confira algumas datas sazonais que você pode criar campanhas e alavancar as vendas no restaurante:

‍Setembro
* Setembro Amarelo (Campanha mundial de prevenção ao suicídio)
09 – Dia do do Cachorro-Quente
10 – Dia do Gordo
10 – Dia Mundial do Vinho do Porto
13 – Dia Nacional da Cachaça
15 – Dia do Cliente
22 – Início da Primavera
22 – Dia da Banana
23 – Dia do Sorvete
30 – Dia da Secretária

Outubro
* Outubro Rosa (Campanha mundial de prevenção ao câncer de mama)
01 – Dia Internacional da Música
04 – Dia do Cão
04 – Dia Mundial dos Animais
05 – Dia do Empreendedor
09 – Dia da Sobremesa
12 – Dia das Crianças
16 – Dia Mundial da Alimentação
16 – Dia Mundial do Pão
20 – Dia Internacional do Chef de Cozinha
25 – Dia Mundial do Macarrão
31 – Dia das Bruxas
31 – Dia da Dona de Casa

Novembro
* Novembro Azul (Campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata)
01 – Dia do Sushi
01 – Dia Mundial do Vegano
10 – Dia do Trigo
12 – Dia do Supermercado
19 – Dia Internacional do Homem
20 – Dia do Consciência Negra
25 – Black Friday (sempre na quarta sexta-feira de Novembro)

Dezembro
09 – Dia do Profissional de Culinária
21 – Início do Verão
25 – Natal

Agora que você já sabe como usar as datas comemorativas para aumentar sua receita e passar uma imagem positiva do restaurante. Com as estratégias certas e uma boa divulgação, seu público não só vai se programar com antecedência para participar, como também mostrará as vantagens aos familiares e amigos.