Que as promoções são parte fundamental da rotina de um restaurante, isso todo mundo já sabe. Mas você sabe como fazer uma boa promoção para que seu aplicativo delivery bata recordes de pedidos? É o que você vai aprender neste artigo.
1- Ser vantajosa para o cliente
Esse é o primeiro e mais óbvio objetivo de uma promoção: seu cliente precisa perceber a vantagem que está tendo com ela. Para que a percepção do cliente capte a vantagem, ela deve ser expressiva. Um erro comum que restaurantes cometem é aplicar uma promoção cujo desconto real é tão pequeno que os clientes não dão valor a ela. Ou pior: fazer o famoso “trocar seis por meia dúzia”, em que não há desconto real nenhum.
2- Ser vantajosa para o restaurante
Ninguém quer pagar para trabalhar, certo? Então a promoção também deve ser lucrativa para o restaurante, não só para o cliente. Afinal de contas, o objetivo principal da promoção é aumentar o volume de vendas a ponto de que o faturamento cresça mesmo que o quanto você ganhe por pedido tenha uma margem menor. Para atender esse requisito é importante observar quais produtos vão entrar na promoção. A recomendação é que você trabalhe sempre com os que possuem uma margem maior.
3- Ser de fácil compreensão
Essa é a armadilha em que muitos caem por não saberem como fazer uma promoção eficiente. Na ânsia de fazer uma promoção que seja vantajosa, mas não saber exatamente como, é comum alguns estabelecimentos criarem milhares regras para uma promoção. Um exemplo do que deve ser evitado: “Na compra de duas pizzas ganhe uma broto, válido somente para compra de duas pizzas grandes da categoria especiais para pedidos feitos só via aplicativo entre as 18h e 20h de segunda a quinta”.
Note quantas regras essa promoção possui:
– O tamanho da pizza (somente grande)
– Quantidade (duas pizzas)
– Categoria da pizza (somente especiais)
– Forma do pedido (somente via app)
– Horário (das 18h às 20h)
– Dias da semana (de segunda a quinta)
As promoções ideais são simples, diretas e fáceis de serem compreendidas. Ao colocar muitas regras para participação você desestimula o cliente a comprar – pois fica mais difícil de que ele atenda todos os requisitos – e também impede que a compra possa ser realizada em todos os canais de atendimento, que é o nosso próximo requisito.
4- Poder ser comprada em todos os canais de atendimento
O item anterior impacta diretamente na forma como o cliente pode comprar a promoção: quando ela é muito complexa, fica inviável disponibilizá-la em alguns canais de atendimento, como o aplicativo de pedidos online. Permitir a compra da promoção por todos os seu meios de atendimento evita que as linhas telefônicas fiquem congestionadas, pois se essa é a única forma de comprar, então é lá que os clientes vão pedir (e todos sabem que telefone congestionado só causa perda de vendas e exige mais funcionários para fazer o atendimento).
Legal, mas agora que você já conhece os objetivos principais e sabe que além deles existem objetivos secundários. No próximo artigo, vamos te dar vários exemplos de sucesso para o ramo de alimentação!