Não sei se você sabia, mais tem algumas ações que podem caracterizar o delivery da sua empresa como “anti-venda”.
Não entendi direito, o que seria esse tal de delivery “anti-venda”?
Delivery “anti-venda” são empresas que afastam as vendas da sua empresa com algumas ações e não percebe, deixando os concorrentes mais felizes pois eles estão aumentando o faturamento por causa de algumas falhas no seu processo.
Neste artigo você vai descobrir quais são as três características de um delivery “anti-venda” e perceberá se está fazendo parte desse grupo podendo reverter o mais rápido possível investindo o seu tempo e energia na ferida da sua empresa.
1) Você sabe como está a satisfação do seu cliente?
Todos nós sabemos que a base de satisfação com um cliente é o relacionamento, e ele tem que ser impecável desde o momento que ele te procura para fazer um pedido, até o momento da entrega e consumo do produto. No meio desse processo pode haver algumas falhas:- seja na comunicação por telefone (atendente sem cordialidade, não escuta alguma informação importante do pedido, falta de bom senso no atendimento, etc.), o produto entregue sem conformidade com o que foi requisitado pelo seu cliente, motoboy mal educado, enfim… Veja que citei apenas alguns pontos, mas que pode ser maior dependendo do processo do delivery da sua empresa. Nesse caso, o melhor a se fazer é ter uma avaliação final, onde seu cliente pudesse avaliar o processo e informar a sua empresa sobre qualquer problema que tenha existido. Lembre-se que manter um cliente custa bem menos do que conquistar novos clientes!
2) Os ingredientes usados nos produtos são de qualidade ou você está tentando vender gato por lebre?
Cada dia que passa os consumidores estão mais antenados e exigentes! Com o fácil acesso à internet através de smartphones na palma da mão dos consumidores, eles conseguem mensurar se aquele produto que está comprando está compatível com o valor ofertado, por isso seja justo na formação dos preços, levando em consideração todo o processo da sua empresa (sem abrir mão do lucro), mas sem tentar enganar o cliente colocando um produto inferior e cobrando como um produto superior.
3) Você oferece apenas o telefone para seu cliente fazer pedidos?
O Mundo mudou e ele passa por uma constante mudança a cada dia. O que era bom 5 anos atrás, hoje em dia não é mais; e talvez daqui 5 anos o que é bom pode estar ultrapassado. O cliente de hoje quer agilidade e rapidez (muitos já não querem nem conversar), e manter-se na maneira antiga de atendimento pode te afastar cada vez mais de clientes que adoram o seu produto, mas que querem facilidade e agilidade. Neste caso você pode pensar em ter um aplicativo próprio de delivery. Ele não só estará facilitando a vida do seu cliente, mas principalmente a sua empresa, porque poderá pegar vários pedidos ao mesmo tempo sem uma limitação (como é o caso da linha telefônica ou atendente), reduzirá erros nos pedidos, estará mais próximo do seu cliente (a sua empresa andará o dia inteiro no smartphone dele), sua empresa não perderá mais vendas para os seus concorrentes, porque o aplicativo é único e exclusivo da sua empresa, podendo pedir mais vezes do que por telefone, pela facilidade ou até mesmo por não ter um outros concorrentes por perto.
Nesse momento você já deve ter avaliado todo o processo da sua empresa levando em consideração estes três pontos que citamos no artigo e identificado se existe algo errado no processo. Se a sua empresa respondeu positivamente os pontos citados, você não precisará se preocupar com nada, mas caso tenha respondido negativamente, o ideal nesse momento é ajustar as “velas do barco”, e isso você consegue planejando, criando estratégias e executando-as!
Então, mãos à obra! O processo de melhoria da sua empresa tem que ser contínuo.
Wildes Lima – Co-Fundador da empresa WABiz, especialista em gestão comercial e desenvolvimento de tecnologia.
Obs: Caso tenha alguma dúvida sobre os pontos citados, a empresa WABiz poderá te ajudar. Entre em contato através dos seguintes canais:
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